sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Apresentação do Projeto



 
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO
DIRETORIA DE PROJETOS EDUCACIONAIS
PROGRAMA INTEGRADO DE APOIO AO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO – PROINT - 2012/2013



Estrutura do Projeto

Unidade
Instituto de Ciências Sociais Aplicadas -> Faculdade de Serviço Social

Titulo
Fortalecimento acadêmico do Serviço Social: projeto pedagógico revisado e consolidado

Justificativa
O Curso de Serviço Social foi criado em 1950 e integrado à Universidade Federal do Pará em 1963. Desde sua criação foram implantados 04 (quatro) currículos mínimos. Atualmente a Faculdade de Serviço Social, está vinculada ao Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA). Conta com cerca de 600 (seiscentos) alunos regularmente matriculados, 32 (trinta e dois) professores ativos 5 (dois) afastados, sendo que destes, 2 (dois) estão liberados para Pós-Doutorado, 02 para doutorado e 01 (um) cedido. Os professores distribuem-se entre a graduação, a pós-graduação e a gestão acadêmica. A partir de 2005 foi implantado o Projeto Político Pedagógico do Curso de Serviço Social, através da resolução nº. 3.392/06. Vale ressaltar queeste Projeto resultou de um processo de discussão interna no Curso, acompanhando um movimento nacional deflagrado na primeira metade da década de 90, particularmente na XXVII Convenção da Associação Brasileira de Ensino de Serviço Social, onde foi iniciado o processo de revisão curricular. De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais, o Projeto Pedagógico do curso deve considerar, no processo de formação profissional do Serviço Social, o desenvolvimento de competências e habilidades para responder às dimensões teórico-metodológica, técnico-operativa e ético-política, sendo esse processo sujeito a contínuas revisões. Cabe ressaltar que a realidade amazônica requer dos profissionais aqui formados, além da compreensão dos processos globais, um olhar sobre a Amazônia de forma a captar as múltiplas manifestações da questão social, as quais se revelam tão complexas na contemporaneidade e que se expressam no cotidiano da população. As demandas postas por essa realidade dizem respeito à precariedade da saúde, saneamento, educação, na ausência de atenção às comunidades indígenas e quilombolas, à violência na área urbana e rural, aos baixos índices do IDH – Índice de competências e habilidades para responder às dimensões teórico-metodológica, técnico-operativa e ético-política, sendo esse processo sujeito a contínuas revisões. Cabe ressaltar que a realidade amazônica requer dos profissionais aqui formados, além  a captar as múltiplas manifestações da questão social, as quais se revelam tão complexas na contemporaneidade e que se expressam no cotidiano da população. As demandas postas por essa realidade dizem respeito à precariedade da saúde, saneamento, educação, na ausência de atenção às comunidades indígenas e quilombolas, à violência na área urbana e rural, aos baixos índices do IDH – Índice de Desenvolvimento Humano, dentre outras, o que caracteriza a precariedade das políticas públicas na região. Historicamente o Curso de Serviço Social vem enfrentando estas problemáticas através, inclusive, dos projetos e programas de extensão, que remontam as ações do extinto Centro Rural de Treinamento e Ação Comunitária – CRUTAC. Tendo em vista estes aspectos, considera-se de fundamental importância uma formação profissional voltada à realidade regional, o que significa desenvolver no aluno uma postura investigativa e interventiva. Desde a implantação do Projeto Pedagógico do Serviço Social, observa-se algumas deficiências programáticas, daí a necessidade de investir na revisão dos conteúdos das atividades curriculares e na contínua capacitação do corpo docente, em especial para atender temas como a inclusão social e o acesso a portadores de deficiência, a interdisciplinaridade, a defesa dos direitos humanos, a gestão democrática e a indissociabilidade entre pesquisa, ensino e extensão. Outras deficiências alertam para o trabalhado de revisão do Projeto Pedagógico, iniciado em abril de 2011, dizem respeito: a) acompanhamento das atividades curriculares (que são atividades mais relacionadas aos instrumentais técnico-operativos da profissão), que requerem um monitoramento, por parte da direção da Faculdade; b) defasagem bibliográfica, carecendo por parte do corpo docente o investimento de produções de conhecimento que imprima novas referências teóricas sobre a intervenção do Serviço Social na Amazônia e consiga articular com as dinâmicas mais globais da sociedade contemporânea; c) desorganização das competências e habilidades, pois estão colocadas de forma ampla e não se estabelece uma correlação entre os objetivos formativos dos componentes curriculares justapostos a um agir profissional que seja capaz de corresponder às demandas teóricas e metodológicas em níveis globais e locais; d) delimitação imprecisa do componente Estágio Profissional, pois esta dimensão formativa corrobora com mais de 30% da base de conteúdos; e e) desatualização da estrutura curricular, ainda não fazendo parte a disciplina Libras. Neste sentido, e tomando por base a necessidade de superação dos obstáculos detectados, assim como outros que precisam ser detectados e, portanto, fragilizam a indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão, o presente PROINT 2012/2013, denominado Fortalecimento vê a realização de ações político-pedagógicas e de gestão, no sentido de contribuir com a formação do Serviço Social e que tenham competências teórico-técnicas compatíveis com as exigências da atuação profissional, particularmente face à realidade amazônica. Ressalta-se que o processo de avanço, apesar dos limites estruturais, a Faculdade de Serviço Social ampliou a sua nota junto ao  Exame Nacional de Desempenho de Estudantes - ENADE, obtendo avaliação 4 em 2011.


Objetivo Geral
Desenvolver ações estratégicas que incidam na revisão do Projeto Pedagógico e na consolidação da formação acadêmica do Serviço Social.

Objetivo Específico
3.2.1– Reestruturar os conteúdos programáticos em relação aos eixos fundantes da formação profissional: questão social e processo de trabalho – destacando as particularidades do contexto amazônico;
 3.2.2 – Reestruturar  e rearticular o ensino da prática (estágio curricular) e a política de extensão e de pesquisa, em consonância com o Projeto Pedagógico do Serviço Social;
 3.2.3 – Rearticular as matérias e disciplinas do currículo com as atividades curriculares (seminários, laboratórios e oficinas) e as atividades complementares (monitorias, participação em eventos, inserção em programas e projetos de extensão e de pesquisa);
 3.2.4 - Reeorganizar a dinâmica de gestão acadêmica, fortalecendo o caráter democrático, assegurando a participação de docentes, técnicos e discentes, e imprimindo novas estratégias que consolide a formação acadêmica do Serviço Social;
 3.2.5 – desenvolver novas tecnologias de ensino e de avaliação acadêmica para o Serviço Social, inclusive atendendo as demandas da inclusão social e acesso a portadores de deficiência e da interdisciplinaridade; 3.2.6. Sistematizar e publicar os resultados das atividades realizadas em níveis de estudo, seminários, encontros e relatórios do projeto.

Estratégia
A organização metodológica do projeto perpassa por cinco eixos que incidirão na reestruturação e consolidação do Projeto Pedagógico do Serviço Social. Para maior entendimento dos pressupostos que cada eixo enseja, se faz necessário explicitá-los, quais sejam:

a)Reestruturação e consolidação dos fundamentos teórico-metodológicos da vida social: objetiva a compreensão do ser social, como totalidade histórica, situado no processo de constituição e desenvolvimento da sociedade, apreendida em seus elementos de continuidade e ruptura da ordem burguesa. Nesse contexto, o trabalho assume a centralidade do processo de produção e reprodução da vida social;
b)Reestruturação e consolidação dos fundamentos da formação sócio-histórica da sociedade brasileira: remete ao conhecimento da constituição histórica e conjuntural da ordem sócio-econômica, política e cultural da sociedade brasileira, em suas particularidades e diversidades nacionais, regionais e locais, em suas configurações rurais e urbano-industriais de caráter dependente. Estarão em análise determinados padrões de desenvolvimento capitalista no Brasil e seus principais impactos, quer se expressem no âmbito econômico, quer sócio-político, representado nas desigualdades sociais, nas diferenciações de classe, gênero, étnico-raciais. Para isso devem ser objetos de análise de padrões de produção capitalista; a constituição do Estado brasileiro; o significado do Serviço Social; os diferentes projetos políticos;
c)Reestruturação e consolidação dos fundamentos do trabalho profissional: reconhece a profissionalização do Serviço Social como parte do processo histórico de especialização sociotécnica do trabalho, cujo objetivo engloba as múltiplas determinações da questão social. Para esse objeto, convergem as dimensões constitutivas do fazer profissional, ou seja, os meios de trabalho e as atividades do sujeito;
d)Reestruturação e consolidação da gestão acadêmica da Faculdade de Serviço Social: objetiva fortalecer a gestãodemocrática, mediante discussão de estratégias para oportunizar a efetiva participação de docentes, discentes e técnicos, e organizar  as informações acadêmicas dos docentes e discentes para viabilizar um melhor funcionamento das atividades fins, em níveis de fluxo de trabalho, resoluções que regulem o funcionamento das atividades curriculares, normalização dos procedimentos avaliativos das atividades acadêmicas, assim como estabelecer mecanismos de inclusão social e de publicização das produções acadêmicas da Faculdade; 
e)Reestruturação e Consolidação da metodologia de ensino e avaliação acadêmica da Faculdade de Serviço Social: este eixo subsidiar a formação de novas tecnologia de ensino, atendendo a demandas da inclusão social e o acesso a portadores de deficiência e da interdisciplinaridade; assim como subsidiar o corpo docente da Faculdade de Serviço Social para o aprimoramento das metodologias avaliativas da formação do ensino superior.

        1º EIXO  - Reestruturação e Consolidação dos  Fundamentos teórico-metodológico da Vida Social

4.1 – Neste eixo, o projeto necessita de capacitação permanente do corpo docente e dos técnicos da Faculdade de Serviço Social com base nos eixos fundantes da formação da vida social, destacando a particularidade da Amazônia. Esta estratégia tem por finalidade aprofundar a base teórica do corpo docente, em consonância com os referenciais teórico-metodológicos atualizadas do Serviço Social. A equipe que organizará as atividades é composta pelos docentes: Prof. Dr. Carlos Alberto Batista Maciel, Profª Drª  Selma Machado  e Profª Drª  Verônica do Couto Abreu.

As AÇÕES, as ATIVIDADES e CRONOGRAMA de EXECUÇÃO para o alcance desta estratégia são as seguintes:

4.1.1 – AÇÃO: realizar a formação de um grupo de estudo e trabalho que aprofunde os componentes curriculares vinculados ao eixo, assim como realizar seminários, cursos e oficinas, viabilizando os resultados em uma nota técnica com as devidas recomendações para reestruturação do Projeto Pedagógico e outras que sejam pertinentes a consolidação do Serviço Social;

ATIVIDADE A: 01 (um) mini-curso  de 30h sobre o eixos;
CRONOGRAMA: Junho de 2012;.

ATIVIDADE B: 04 encontros de trabalho, com carga horária de 20h para revisão dos conteúdos programáticos das atividades curriculares e compatibilização de carga horária e bibliográfica;
CRONOGRAMA: Fevereiro, Março, Abril e Maio de 2012;

4.1.2 -AÇÃO - incentivar e apoiar a produção acadêmica (textos didático-pedagógicos e artigos científicos) dos docentes e discentes do curso de Serviço Social referentes aos conteúdos do eixo;

ATIVIDADE A: Produzir materiais pedagógicos ( artigos, textos didáticos, etc.) para publicação  de 01 (uma) coletânea;
CRONOGRAMA: agosto de 2012 a maio de 2013;

4.1.3 – AÇÃO- Organizar a produção acadêmica de docentes e discentes do curso de Serviço Social na Extensão, no Ensino e na Pesquisa referidas ao eixo de trabalho;

ATIVIDADE A - sistematizar a produção acadêmico-científica do corpo docente, discente e técnico do curso de Serviço Social; CRONOGRAMA – fevereiro de 2012 a junho de 2013.

ATIVIDADE A: realizar 01 Encontro Acadêmico com os corpos docente e discente e técnicos para apresentar os resultados do trabalho do eixo;
 CRONOGRAMA: Outubro de 2013.

2º EIXO Reestruturação e Consolidação dos Fundamentos da Formação Sociohistórica da Sociedade Brasileira

4.2 – Neste eixo, o projeto prescinde de capacitação permanente do corpo docente e dos técnicos da Faculdade de Serviço Social com base nos eixos fundantes da formação sociohistórica da sociedade brasileira, destacando a particularidade da Amazônia. Esta estratégia tem por finalidade aprofundar a base teórica do corpo docente, em consonância com os referenciais teórico-metodológicos atualizadas do Serviço Social. A equipe que organizará as atividades é composta pelos docentes: Profª Drª Eliza Maria Almeida Vasconcelos, Profª Drª Nádia Fialho e Prof. Dr. Luciano Gomes da Silva. 

As AÇÕES, as ATIVIDADES e CRONOGRAMA de EXECUÇÃO para o alcance desta estratégia são as seguintes:
4.2.1 – AÇÃO: realizar a formação de um grupo de estudo e trabalho que aprofunde os componentes curriculares vinculados ao eixo, assim como realizar seminários, cursos e oficinas com participação de docentes, discentes e técnicos, viabilizando os resultados em uma nota técnica com as devidas recomendações para reestruturação do Projeto Pedagógico e outras que sejam pertinentes a consolidação do Serviço Social;


ATIVIDADE A: 01 (um) mini-curso  de 30h sobre o eixo;
CRONOGRAMA: Junho de 2012;

ATIVIDADE B: 04 encontros de trabalho, com carga horária de 20h para revisão dos conteúdos programáticos das atividades curriculares e compatibilização de carga horária e bibliográfica;
CRONOGRAMA: Fevereiro, Março, Abril e Maio de 2012;

4.2.2 -AÇÃO - incentivar e apoiar a produção acadêmica (textos didático-pedagógicos e artigos científicos) dos docentes e discentes do curso de Serviço Social referentes aos conteúdos do eixo;

ATIVIDADE A: Produzir materiais pedagógicos ( artigos, textos didáticos, etc.) para publicação  de 01 (uma) coletânea;
CRONOGRAMA: agosto de 2012 a maio de 2013;

4.2.3 – AÇÃO- Organizar a produção acadêmica de docentes e discentes do curso de Serviço Social na Extensão, no Ensino e na Pesquisa referidas ao eixo de trabalho;

ATIVIDADE A - sistematizar a produção acadêmico-científica do corpo docente, discente e técnico do curso de Serviço Social;
CRONOGRAMA – fevereiro de 2012 a junho de 2013.

ATIVIDADE A: realizar 01 Encontro Acadêmico com os corpos docente e discente e técnicos para apresentar os resultados do trabalho do eixo;
CRONOGRAMA: Outubro de 2013.

3º EIXO  Reestruturação e Consolidação dos Fundamentos  do Trabalho Profissional

4.3 – Neste eixo, o projeto necessita de capacitação permanente do corpo docente e técnicos da Faculdade de serviço Social com base nos eixos fundantes do trabalho profissional, destacando a particularidade da Amazônia. Esta estratégia tem por finalidade aprofundar a base teórica do corpo docente e técnicos, em consonância com os referenciais teórico-metodológicos atualizadas do Serviço Social. A equipe que organizará as atividades é composta pelos docentes: Profª Msc.Cristina Oshai, Drª   Lilia Yeda Cavalcante, Prof. Dr. Reinaldo Nobre Pontes e Profª. Drª Olinda Rodrigues da Silva

As AÇÕES, as ATIVIDADES e CRONOGRAMA de EXECUÇÃO para o alcance desta estratégia são as seguintes:
4.3.1 – AÇÃO: realizar a formação de um grupo de estudo e trabalho que aprofunde os componentes curriculares vinculados ao eixo, assim como realizar seminários, cursos e oficinas, viabilizando os resultados em uma nota técnica com as devidas recomendações para reestruturação do Projeto Pedagógico e outras que sejam pertinentes a consolidação do Serviço Social;

ATIVIDADE A: 01 (um) mini-curso  de 30h sobre o eixo;
CRONOGRAMA: Junho de 2012;

ATIVIDADE B: 04 encontros de trabalho, com carga horária de 20h para revisão dos conteúdos programáticos das atividades curriculares e compatibilização de carga horária e bibliográfica;
CRONOGRAMA: Fevereiro, Março, Abril e Maio de 2012;

4.3.2 -AÇÃO - incentivar e apoiar a produção acadêmica (textos didático-pedagógicos e artigos científicos) dos docentes e discentes do curso de Serviço Social referentes aos conteúdos do eixo;

ATIVIDADE A: Produzir materiais pedagógicos (artigos, textos didáticos, etc.) para publicação  de 01 (uma) coletânea;
CRONOGRAMA: agosto de 2012 a maio de 2013;

4.3.3 – AÇÃO- Organizar a produção acadêmica de docentes e discentes do curso de Serviço Social na Extensão, no Ensino e na Pesquisa referidas ao eixo de trabalho;

ATIVIDADE A - sistematizar a produção acadêmico-científica do corpo docente, discente e técnico do curso de Serviço Social;
           CRONOGRAMA – fevereiro de 2012 a junho de 2013.

ATIVIDADE A: realizar 01 Encontro Acadêmico com os corpos docente e discente e técnicos para apresentar os resultados do trabalho do eixo;
CRONOGRAMA: Outubro de 2013

 4º EIXO Reestruturação e Consolidação da Gestão acadêmica da Faculdade de Serviço Social

4.4 – Neste eixo, o projeto necessita  de capacitação permanente do corpo docente e técnicos da Faculdade de Serviço Social com base nos eixos gestão acadêmica da Faculdade de Serviço Social. Esta estratégia tem por finalidade aprofundar a base teórica do corpo docente e técnicos, em consonância com os referenciais e diretrizes da educação superior do Ministério da Educação, da Universidade Federal do Pará, assim como de outras instâncias reguladoras do Ensino, em particular com a Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social – ABEPSS. A equipe é formada: Prof. Msc. Ari de Sousa Loureiro, Prof. Dr. Jean François Yves Delluchey, Técnicas Msc's Maria Luíza Lamarão e Maria Leonice Alencar
As AÇÕES, as ATIVIDADES e CRONOGRAMA de EXECUÇÃO para o alcance desta estratégia são as seguintes:
4.4.1 – AÇÃO: realizar a formação de um grupo de estudo e trabalho com participação de docentes, discentes e técnicos que aprofunde as  referências da gestão acadêmica, assim como realizar seminários, cursos e oficinas, viabilizando os resultados em uma nota técnica com as devidas recomendações para reestruturação do Projeto Pedagógico e outras que sejam pertinentes a consolidação da gestão da Faculdade de Serviço Social;

ATIVIDADE A: 01 (um) mini-curso  de 30h sobre o eixo;
CRONOGRAMA: Junho de 2012;

ATIVIDADE B: 04 encontros de trabalho, com carga horária de 20h para elaboração dos materiais organizativos da gestão acadêmica da FASS;
CRONOGRAMA: Fevereiro, Março, Abril e Maio de 2012;

4.4.2 -AÇÃO – Desenvolver a produção de textos organizativos e artigos científicos dos docentes, discentes e técnicos do curso de Serviço Social referentes aos conteúdos do eixo, fomentando a uma nova perspectiva de gestão acadêmica;

ATIVIDADE A: Produzir materiais organizacionais da gestão acadêmica para publicação  de 01 (uma) coletânea;
CRONOGRAMA: agosto de 2012 a maio de 2013;

4.4.3 – AÇÃO- Organizar a produção acadêmica de docentes, discentes e técnicos do curso de Serviço Social na  Extensão, no Ensino e na Pesquisa referidas ao eixo de trabalho;

ATIVIDADE A - sistematizar a produção acadêmico-científica do corpo docente, discente e técnico do curso de Serviço Social;
CRONOGRAMA – fevereiro de 2012 a junho de 2013.

ATIVIDADE A: realizar 01 Encontro Acadêmico com os corpos docente e discente e técnicos para apresentar os resultados do trabalho do eixo;
CRONOGRAMA: Outubro de 2013


5º EIXO Reestruturação e Consolidação da metodologia de ensino e avaliação acadêmica da Faculdade de Serviço Social

4.5 – Neste eixo, o projeto necessita de capacitação permanente do corpo docente e técnicos da Faculdade de Serviço Social com base no eixo metodologia de ensino e avaliação acadêmica do Serviço Social. Esta estratégia tem por finalidade aprofundar a base teórica do corpo docente e técnicos, em consonância com os referenciais e diretrizes da educação superior, em consonância com a Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social – ABEPSS. A equipe é formada: Prof. Msc. Oscar Ferreira Barros, Prof. Msc. Ari de Sousa Loureiro
 
As AÇÕES, as ATIVIDADES e CRONOGRAMA de EXECUÇÃO para o alcance desta estratégia são as seguintes:
4.5.1 – AÇÃO: realizar a formação de um grupo de estudo e trabalho com participação de docentes, discentes e técnicos que
aprofunde as  referências metodologia de ensino e avaliação acadêmica do Serviço Social, assim como realizar seminários, cursos e oficinas, viabilizando os resultados em uma nota técnica com as devidas recomendações para reestruturação do Projeto Pedagógico e outras que sejam pertinentes a consolidação da gestão da Faculdade de Serviço Social;

ATIVIDADE A: 01 (um) mini-curso  de 40h sobre o eixo;
CRONOGRAMA: Junho de 2012;

ATIVIDADE B: 04 encontros de trabalho, com carga horária de 20h para organização dos materiais organizativos da gestão acadêmica da FASS;
CRONOGRAMA: Fevereiro, Março, Abril e Maio de 2012;

4.5.2 -AÇÃO – Desenvolver a produção de textos organizativos e artigos para subsidiar a metodologia de ensino e avaliação acadêmica do Serviço Social;

ATIVIDADE A: Produzir materiais que subsidie  a metodologia de ensino e avaliação acadêmica  para publicação  de 01 (uma) coletânea;
CRONOGRAMA: agosto de 2012 a maio de 2013;

4.5.3 – AÇÃO- Organizar a produção acadêmica de docentes e discentes e técnicos do curso de Serviço Social na Extensão, no Ensino e na Pesquisa referidas ao eixo de trabalho;

ATIVIDADE A - sistematizar a produção acadêmico-científica do corpo docente, discente e técnicos do curso de Serviço Social;
CRONOGRAMA – fevereiro de 2012 a junho de 2013.

ATIVIDADE A: realizar 01 Encontro Acadêmico com os corpos docente e discente e técnicos para apresentar os resultados do trabalho do eixo;
CRONOGRAMA: Outubro de 2013.

          Resultados Esperados
A realização das ações estratégicas vem possibilitar reestruturação e consolidação do Projeto Pedagógico do Serviço Social, na perspectiva de formar profissionais aptos a responder as demandas sociais que traduzem diferentes formas de expressões na questão social, a partir do conhecimento e da intervenção em processos e relações determinantes da realidade social.

Assim, para o alcance deste objetivo, os resultados decorrentes das ações realizadas deverão ser os seguintes:

5.1 - Atualização dos conhecimentos do corpo docente e técnicos da Faculdade de Serviço Social;

5.2 – Qualificação do corpo discente da Faculdade de Serviço Social da UFPA;

5.3- Produção sistemática de material didático-pedagógico pelos docentes da Faculdade de Serviço Social com vistas a sua utilização em sala de aula;

5.4- Produção sistemática de artigos acadêmicos de docentes, discentes e técnicos da Faculdade de Serviço Social com vistas à melhoria dos processos de avaliação institucional;

5.5- Formação de um modelo de gestão acadêmica da Faculdade de Serviço Social com caráter democrático, mediante instrumentos que possibilite a participação de docentes, discentes e técnicos;

5.6- Atualização dos conteúdos programáticos das atividades curriculares do currículo;
 
5.7 - Fortalecimento dos Programas/Projetos de Extensão pela via de reestruturação consolidação do Projeto Pedagógico;

5.8– Articulação das linhas de pesquisa, da graduação e da pós-graduação, com as temáticas demandadas;

5.9 – Qualificação da formação profissional do discente de Serviço Social através da sua inserção em grupos de estudo e pesquisa da graduação e pós-graduação, em ações de extensão e em eventos, de forma a desenvolver nele postura e habilidades investigativas e interventivas;

5.10 – Fortalecimento da metodologia de ensino e da avaliação acadêmica da Faculdade de Serviço Social;

5.11 - Possuir uma matriz pedagógica, em nível metodológico, que atenda à diversidade sociocultural dos discentes vinculados à faculdade.

5.12 - Fortalecimento dos vínculos interdisciplinares com as diversas unidades e subunidades da Universidade, mediante os projetos pedagógicos de ensino, pesquisa e extensão.


         Infra-Estrutura

O Faculdade de Serviço Social dispõe de espaços físicos destinados à graduação e pós-graduação. No andar térreo do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas concentra-se a graduação, que conta com 10 (dez) salas, onde funcionam entre outros, a Direção da Faculdade, a Coordenação de Prática e a Secretaria Administrativa e a Secretaria Acadêmica.
No andar superior do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas estão localizadas 04 (quatro) salas onde funcionam a Pós-Graduação em Serviço Social.
Os equipamentos disponíveis hoje nos espaços referidos constam de: 06 (seis) micro computadores, 04 (quatro) impressoras e 03 (três) linhas telefônicas.
Também no andar superior estão localizadas 06 (seis) salas destinadas aos mais de programas/projetos de extensão e pesquisa do curso de Serviço Social.
O curso conta ainda com o auditório do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas.

Equipe Técnica

Profº  Msc. Ari de Souza Loureiro
Profº Drº. Carlos Alberto Batista Maciel  
Profª Msc. Cristina Maria Arêda Oshai
Profª Drª. Eliza Maria Almeida Vasconcelos
Prof°Drº. Jean François Yves Deluchey  
Profª Drª. Lilia Iêda Chaves Cavalcante
Profº.Drº. Luciano Silva Gomes
Profª Drª Nadia Socorro F. Nascimento
Profa Drª. Olinda Rodrigues da Silva  
Profº Msc. Oscar Ferreira Barros
Profº Drº. Reinaldo Nobre Pontes 
Profª Drª Selma Suely Lopes Machado
Profª Drª Verônica do Couto Abreu

Técnicas: 
Msc. Maria Leonice da Silva de Alencar
Msc. Maria Luiza Nobre Lamarão  

Bolsistas:
Lidia Luany Palheta Souza
Naiara Farias Sardinha
Nilda Veiga Pereira
Valéria Torres Castro

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