SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO
DIRETORIA DE PROJETOS EDUCACIONAIS
PROGRAMA INTEGRADO DE APOIO AO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO – PROINT - 2012/2013
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO
DIRETORIA DE PROJETOS EDUCACIONAIS
PROGRAMA INTEGRADO DE APOIO AO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO – PROINT - 2012/2013
Estrutura
do Projeto
Unidade
Instituto de Ciências Sociais Aplicadas
-> Faculdade de Serviço Social
Titulo
Fortalecimento acadêmico do Serviço
Social: projeto pedagógico revisado e consolidado
Justificativa
O
Curso de Serviço Social foi criado em 1950 e integrado à Universidade Federal
do Pará em 1963. Desde sua criação foram implantados 04 (quatro) currículos mínimos. Atualmente a Faculdade de
Serviço Social, está vinculada ao Instituto de Ciências Sociais Aplicadas
(ICSA). Conta com cerca de 600 (seiscentos) alunos regularmente matriculados,
32 (trinta e dois) professores ativos 5 (dois) afastados, sendo que destes, 2
(dois) estão liberados para Pós-Doutorado, 02 para doutorado e 01 (um) cedido.
Os professores distribuem-se entre a graduação, a pós-graduação e a gestão
acadêmica. A partir de 2005 foi implantado o Projeto Político Pedagógico do
Curso de Serviço Social, através da resolução nº. 3.392/06. Vale ressaltar queeste
Projeto resultou de um processo de discussão interna no Curso, acompanhando um
movimento nacional deflagrado na primeira metade da década de 90,
particularmente na XXVII Convenção da Associação Brasileira de Ensino de
Serviço Social, onde foi iniciado o processo de revisão curricular. De acordo
com as Diretrizes Curriculares Nacionais, o Projeto Pedagógico do curso deve
considerar, no processo de formação profissional do Serviço Social, o
desenvolvimento de competências e habilidades para responder às dimensões
teórico-metodológica, técnico-operativa e ético-política, sendo esse processo
sujeito a contínuas revisões. Cabe ressaltar que a realidade amazônica requer
dos profissionais aqui formados, além da compreensão dos processos globais, um
olhar sobre a Amazônia de forma a captar as múltiplas manifestações da questão social,
as quais se revelam tão complexas na contemporaneidade e que se expressam no
cotidiano da população. As demandas postas por essa realidade dizem respeito à
precariedade da saúde, saneamento, educação, na ausência de atenção às comunidades
indígenas e quilombolas, à violência na área urbana e rural, aos baixos índices
do IDH – Índice de competências e habilidades para responder às dimensões
teórico-metodológica, técnico-operativa e ético-política, sendo esse processo
sujeito a contínuas revisões. Cabe ressaltar que a realidade amazônica requer
dos profissionais aqui formados, além a
captar as múltiplas manifestações da questão social, as quais se revelam tão
complexas na contemporaneidade e que se expressam no cotidiano da população. As
demandas postas por essa realidade dizem respeito à precariedade da saúde,
saneamento, educação, na ausência de atenção às comunidades indígenas e
quilombolas, à violência na área urbana e rural, aos baixos índices do IDH –
Índice de Desenvolvimento Humano, dentre outras, o que caracteriza a
precariedade das políticas públicas na região. Historicamente o Curso de
Serviço Social vem enfrentando estas problemáticas através, inclusive, dos
projetos e programas de extensão, que remontam as ações do extinto Centro Rural
de Treinamento e Ação Comunitária – CRUTAC. Tendo em vista estes aspectos, considera-se
de fundamental importância uma formação profissional voltada à realidade
regional, o que significa desenvolver no aluno uma postura investigativa e
interventiva. Desde a implantação do Projeto Pedagógico do Serviço Social,
observa-se algumas deficiências programáticas, daí a necessidade de investir na
revisão dos conteúdos das atividades curriculares e na contínua capacitação do
corpo docente, em especial para atender temas como a inclusão social e o acesso
a portadores de deficiência, a interdisciplinaridade, a defesa dos direitos
humanos, a gestão democrática e a indissociabilidade entre pesquisa, ensino e
extensão. Outras deficiências alertam para o trabalhado de revisão do Projeto
Pedagógico, iniciado em abril de 2011, dizem respeito: a) acompanhamento das
atividades curriculares (que são atividades mais relacionadas aos instrumentais
técnico-operativos da profissão), que requerem um monitoramento, por parte da
direção da Faculdade; b) defasagem bibliográfica, carecendo por parte do corpo
docente o investimento de produções de conhecimento que imprima novas referências
teóricas sobre a intervenção do Serviço Social na Amazônia e consiga articular
com as dinâmicas mais globais da sociedade contemporânea; c) desorganização das
competências e habilidades, pois estão colocadas de forma ampla e não se estabelece
uma correlação entre os objetivos formativos dos componentes curriculares
justapostos a um agir profissional que seja capaz de corresponder às demandas
teóricas e metodológicas em níveis globais e locais; d) delimitação imprecisa
do componente Estágio Profissional, pois esta
dimensão formativa corrobora com mais de 30% da base de conteúdos; e e) desatualização da estrutura curricular,
ainda não fazendo parte a disciplina Libras. Neste sentido, e tomando por base
a necessidade de superação dos obstáculos detectados, assim como outros que
precisam ser detectados e, portanto, fragilizam a indissociabilidade entre o
ensino, a pesquisa e a extensão, o presente PROINT 2012/2013, denominado
Fortalecimento vê a realização de ações político-pedagógicas e de gestão, no
sentido de contribuir com a formação do Serviço Social e que tenham
competências teórico-técnicas compatíveis com as exigências da atuação
profissional, particularmente face à realidade amazônica. Ressalta-se que o processo
de avanço, apesar dos limites estruturais, a Faculdade de Serviço Social
ampliou a sua nota junto ao Exame Nacional de Desempenho de Estudantes -
ENADE, obtendo avaliação 4 em 2011.
Objetivo
Geral
Desenvolver
ações estratégicas que incidam na revisão do Projeto Pedagógico e na
consolidação da formação acadêmica do Serviço Social.
Objetivo
Específico
3.2.1–
Reestruturar os conteúdos programáticos em relação aos eixos fundantes da
formação profissional: questão social e processo de trabalho – destacando as
particularidades do contexto amazônico;
3.2.2 – Reestruturar e rearticular o ensino da prática (estágio
curricular) e a política de extensão e de pesquisa, em consonância com o
Projeto Pedagógico do Serviço Social;
3.2.3 – Rearticular as matérias e disciplinas
do currículo com as atividades curriculares (seminários, laboratórios e oficinas)
e as atividades complementares (monitorias, participação em eventos, inserção
em programas e projetos de extensão e de pesquisa);
3.2.4 - Reeorganizar a dinâmica de gestão
acadêmica, fortalecendo o caráter democrático, assegurando a participação de
docentes, técnicos e discentes, e imprimindo novas estratégias que consolide a
formação acadêmica do Serviço Social;
3.2.5 – desenvolver novas tecnologias de
ensino e de avaliação acadêmica para o Serviço Social, inclusive atendendo as
demandas da inclusão social e acesso a portadores de deficiência e da
interdisciplinaridade; 3.2.6. Sistematizar e publicar os resultados das atividades realizadas em
níveis de estudo, seminários, encontros e relatórios do projeto.
Estratégia
A
organização metodológica do projeto perpassa por cinco eixos que incidirão na
reestruturação e consolidação do Projeto Pedagógico do Serviço Social. Para
maior entendimento dos pressupostos que cada eixo enseja, se faz necessário explicitá-los, quais sejam:
a)Reestruturação
e consolidação dos fundamentos teórico-metodológicos da vida social: objetiva a
compreensão do ser social,
como totalidade histórica, situado no processo de constituição e
desenvolvimento da sociedade, apreendida em seus elementos de continuidade e
ruptura da ordem burguesa. Nesse contexto, o trabalho assume a centralidade do
processo de produção e
reprodução da vida social;
b)Reestruturação
e consolidação dos fundamentos da formação sócio-histórica da sociedade
brasileira: remete ao conhecimento
da constituição histórica e conjuntural da ordem sócio-econômica, política e
cultural da sociedade brasileira, em suas particularidades e diversidades
nacionais, regionais e locais, em suas configurações rurais e
urbano-industriais de caráter dependente. Estarão em análise determinados
padrões de desenvolvimento capitalista no Brasil e seus principais impactos,
quer se expressem no âmbito econômico, quer sócio-político, representado nas
desigualdades sociais, nas diferenciações de classe, gênero, étnico-raciais.
Para isso devem ser objetos de análise de padrões de produção capitalista; a constituição do Estado brasileiro; o
significado do Serviço Social; os diferentes projetos políticos;
c)Reestruturação
e consolidação dos fundamentos do trabalho profissional: reconhece a
profissionalização do Serviço Social como parte do processo histórico de especialização sociotécnica do
trabalho, cujo objetivo engloba as múltiplas determinações da questão social.
Para esse objeto, convergem as dimensões constitutivas do fazer profissional,
ou seja, os meios de
trabalho e as atividades do sujeito;
d)Reestruturação
e consolidação da gestão acadêmica da Faculdade de Serviço Social: objetiva
fortalecer a gestãodemocrática,
mediante discussão de estratégias para oportunizar a efetiva participação de
docentes, discentes e técnicos, e organizar
as informações acadêmicas dos docentes e discentes para viabilizar um
melhor funcionamento das atividades fins, em níveis de fluxo de trabalho,
resoluções que regulem o funcionamento das atividades curriculares,
normalização dos procedimentos avaliativos das atividades acadêmicas, assim
como estabelecer mecanismos de inclusão social e de publicização das produções acadêmicas da
Faculdade;
e)Reestruturação
e Consolidação da metodologia de ensino e avaliação acadêmica da Faculdade de
Serviço Social: este eixo subsidiar a formação de novas tecnologia de ensino,
atendendo a demandas da inclusão social e o acesso a portadores de deficiência
e da interdisciplinaridade; assim como subsidiar o corpo docente da Faculdade
de Serviço Social para o aprimoramento das metodologias avaliativas da formação
do ensino superior.
1º
EIXO - Reestruturação e Consolidação
dos Fundamentos teórico-metodológico da
Vida Social
4.1 – Neste eixo, o projeto necessita de
capacitação permanente do corpo docente e dos técnicos da Faculdade de Serviço Social
com base nos eixos fundantes da formação da vida social, destacando a
particularidade da Amazônia. Esta estratégia tem por finalidade aprofundar a
base teórica do corpo docente, em consonância com os referenciais
teórico-metodológicos atualizadas do Serviço Social. A equipe que organizará as
atividades é composta pelos docentes: Prof. Dr. Carlos Alberto Batista Maciel, Profª Drª Selma Machado
e Profª Drª Verônica do Couto
Abreu.
As AÇÕES, as ATIVIDADES e CRONOGRAMA de
EXECUÇÃO para o alcance desta estratégia são as seguintes:
4.1.1 – AÇÃO: realizar a formação de um
grupo de estudo e trabalho que aprofunde os componentes curriculares vinculados
ao eixo, assim como realizar seminários, cursos e oficinas, viabilizando os
resultados em uma nota técnica com as devidas recomendações para reestruturação do Projeto Pedagógico e outras que
sejam pertinentes a consolidação do Serviço Social;
ATIVIDADE A: 01 (um) mini-curso de 30h sobre o eixos;
CRONOGRAMA: Junho de 2012;.
ATIVIDADE B: 04 encontros de trabalho, com
carga horária de 20h para revisão dos conteúdos programáticos das atividades curriculares e compatibilização de carga horária e
bibliográfica;
CRONOGRAMA: Fevereiro, Março, Abril e Maio
de 2012;
4.1.2 -AÇÃO - incentivar e apoiar a
produção acadêmica (textos didático-pedagógicos e artigos científicos) dos
docentes e discentes do curso de Serviço Social
referentes aos conteúdos do eixo;
ATIVIDADE A: Produzir materiais
pedagógicos ( artigos, textos didáticos, etc.) para publicação de 01 (uma) coletânea;
CRONOGRAMA: agosto de 2012 a maio de 2013;
4.1.3 – AÇÃO- Organizar a produção
acadêmica de docentes e discentes do curso de Serviço Social na Extensão, no
Ensino e na Pesquisa referidas ao eixo de trabalho;
ATIVIDADE A - sistematizar a produção
acadêmico-científica do corpo docente, discente e técnico do curso de Serviço Social; CRONOGRAMA – fevereiro de 2012 a junho de
2013.
ATIVIDADE A: realizar 01 Encontro
Acadêmico com os corpos docente e discente e técnicos para apresentar os
resultados do trabalho do eixo;
CRONOGRAMA: Outubro de 2013.
4.2 – Neste eixo, o projeto prescinde de
capacitação permanente do corpo docente e dos técnicos da Faculdade de Serviço Social
com base nos eixos fundantes da formação sociohistórica da sociedade
brasileira, destacando a particularidade da Amazônia. Esta estratégia tem por
finalidade aprofundar a base teórica do corpo docente, em consonância com os
referenciais teórico-metodológicos atualizadas do Serviço Social. A equipe que
organizará as atividades é composta pelos docentes: Profª Drª Eliza Maria Almeida Vasconcelos, Profª Drª Nádia
Fialho e Prof. Dr. Luciano Gomes da Silva.
As AÇÕES, as ATIVIDADES e CRONOGRAMA de
EXECUÇÃO para o alcance desta estratégia são as seguintes:
4.2.1 – AÇÃO: realizar a formação de um
grupo de estudo e trabalho que aprofunde os componentes curriculares vinculados
ao eixo, assim como realizar seminários, cursos e oficinas com participação de
docentes, discentes e técnicos, viabilizando os resultados em uma nota técnica
com as devidas recomendações para reestruturação do Projeto Pedagógico e outras
que sejam pertinentes a consolidação do Serviço
Social;
ATIVIDADE A: 01 (um) mini-curso de 30h sobre o eixo;
CRONOGRAMA: Junho de 2012;
ATIVIDADE B: 04 encontros de trabalho, com
carga horária de 20h para revisão dos conteúdos programáticos das atividades curriculares
e compatibilização de carga horária e bibliográfica;
CRONOGRAMA: Fevereiro, Março, Abril e Maio
de 2012;
4.2.2 -AÇÃO - incentivar e apoiar a
produção acadêmica (textos didático-pedagógicos e artigos científicos) dos
docentes e discentes do curso de Serviço Social
referentes aos conteúdos do eixo;
ATIVIDADE A: Produzir materiais
pedagógicos ( artigos, textos didáticos, etc.) para publicação de 01 (uma) coletânea;
CRONOGRAMA: agosto de 2012 a maio de 2013;
4.2.3 – AÇÃO- Organizar a produção
acadêmica de docentes e discentes do curso de Serviço Social na Extensão, no
Ensino e na Pesquisa referidas ao eixo de trabalho;
ATIVIDADE A - sistematizar a produção
acadêmico-científica do corpo docente, discente e técnico do curso de Serviço Social;
CRONOGRAMA – fevereiro de 2012 a junho de
2013.
ATIVIDADE A: realizar 01 Encontro
Acadêmico com os corpos docente e discente e técnicos para apresentar os
resultados do trabalho do eixo;
CRONOGRAMA: Outubro de 2013.
3º EIXO
Reestruturação e Consolidação dos Fundamentos do Trabalho Profissional
4.3 – Neste eixo, o projeto necessita de
capacitação permanente do corpo docente e técnicos da Faculdade de serviço
Social com base nos eixos fundantes do trabalho profissional, destacando a
particularidade da Amazônia. Esta estratégia tem por finalidade aprofundar a
base teórica do corpo docente e técnicos, em consonância com os referenciais
teórico-metodológicos atualizadas do Serviço Social. A equipe
que organizará as atividades é composta pelos docentes: Profª Msc.Cristina
Oshai, Drª Lilia Yeda Cavalcante, Prof.
Dr. Reinaldo Nobre Pontes e Profª. Drª Olinda Rodrigues da Silva
As AÇÕES, as ATIVIDADES e CRONOGRAMA de
EXECUÇÃO para o alcance desta estratégia são as seguintes:
4.3.1 – AÇÃO: realizar a formação de um
grupo de estudo e trabalho que aprofunde os componentes curriculares vinculados
ao eixo, assim como realizar seminários, cursos e oficinas, viabilizando os
resultados em uma nota técnica com as devidas recomendações para reestruturação do Projeto Pedagógico e outras que
sejam pertinentes a consolidação do Serviço Social;
ATIVIDADE A: 01 (um) mini-curso de 30h sobre o eixo;
CRONOGRAMA: Junho de 2012;
ATIVIDADE B: 04 encontros de trabalho, com
carga horária de 20h para revisão dos conteúdos programáticos das atividades curriculares e compatibilização de carga horária e
bibliográfica;
CRONOGRAMA: Fevereiro, Março, Abril e Maio
de 2012;
4.3.2 -AÇÃO - incentivar e apoiar a
produção acadêmica (textos didático-pedagógicos e artigos científicos) dos
docentes e discentes do curso de Serviço Social
referentes aos conteúdos do eixo;
ATIVIDADE A: Produzir materiais
pedagógicos (artigos, textos didáticos, etc.) para publicação de 01 (uma) coletânea;
CRONOGRAMA: agosto de 2012 a maio de 2013;
4.3.3 – AÇÃO- Organizar a produção
acadêmica de docentes e discentes do curso de Serviço Social na Extensão, no
Ensino e na Pesquisa referidas ao eixo de trabalho;
ATIVIDADE A - sistematizar a produção
acadêmico-científica do corpo docente, discente e técnico do curso de Serviço Social;
CRONOGRAMA – fevereiro de 2012 a
junho de 2013.
ATIVIDADE A: realizar 01 Encontro
Acadêmico com os corpos docente e discente e técnicos para apresentar os
resultados do trabalho do eixo;
CRONOGRAMA: Outubro de 2013
4.4 – Neste eixo, o projeto necessita de capacitação permanente do corpo docente e
técnicos da Faculdade de Serviço Social com base nos eixos gestão acadêmica da
Faculdade de Serviço Social. Esta estratégia tem por finalidade aprofundar a
base teórica do corpo docente e técnicos, em consonância com os referenciais e
diretrizes da educação superior do Ministério da Educação, da Universidade
Federal do Pará, assim como de outras instâncias reguladoras do Ensino, em
particular com a Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social –
ABEPSS. A equipe é formada: Prof. Msc. Ari de Sousa Loureiro, Prof. Dr. Jean François Yves Delluchey,
Técnicas Msc's Maria Luíza Lamarão e Maria Leonice Alencar
As AÇÕES, as ATIVIDADES e CRONOGRAMA de
EXECUÇÃO para o alcance desta estratégia são as seguintes:
4.4.1 – AÇÃO: realizar a formação de um
grupo de estudo e trabalho com participação de docentes, discentes e técnicos
que aprofunde as referências da gestão
acadêmica, assim como realizar seminários, cursos e oficinas, viabilizando os
resultados em uma nota técnica com as devidas recomendações para reestruturação
do Projeto Pedagógico e outras que sejam pertinentes
a consolidação da gestão da Faculdade de Serviço Social;
ATIVIDADE A: 01 (um) mini-curso de 30h sobre o eixo;
CRONOGRAMA: Junho de 2012;
ATIVIDADE B: 04 encontros de trabalho, com
carga horária de 20h para elaboração dos materiais organizativos da gestão acadêmica da FASS;
CRONOGRAMA: Fevereiro, Março, Abril e Maio
de 2012;
4.4.2 -AÇÃO – Desenvolver a produção de
textos organizativos e artigos científicos dos docentes, discentes e técnicos
do curso de Serviço Social referentes aos
conteúdos do eixo, fomentando a uma nova perspectiva de gestão acadêmica;
ATIVIDADE A: Produzir materiais
organizacionais da gestão acadêmica para publicação de 01 (uma) coletânea;
CRONOGRAMA: agosto de 2012 a maio de 2013;
4.4.3 – AÇÃO- Organizar a produção
acadêmica de docentes, discentes e técnicos do curso de Serviço Social na Extensão, no Ensino e na Pesquisa referidas ao eixo de trabalho;
ATIVIDADE A - sistematizar a produção
acadêmico-científica do corpo docente, discente e técnico do curso de Serviço Social;
CRONOGRAMA – fevereiro de 2012 a junho de
2013.
ATIVIDADE A: realizar 01 Encontro
Acadêmico com os corpos docente e discente e técnicos para apresentar os
resultados do trabalho do eixo;
CRONOGRAMA: Outubro de 2013
5º EIXO Reestruturação e Consolidação da metodologia de ensino e
avaliação acadêmica da Faculdade de Serviço Social
4.5 – Neste eixo, o projeto necessita de
capacitação permanente do corpo docente e técnicos da Faculdade de Serviço
Social com base no eixo metodologia de ensino e avaliação acadêmica do Serviço
Social. Esta estratégia tem por finalidade aprofundar a base teórica do corpo
docente e técnicos, em consonância com os referenciais e diretrizes da educação
superior, em consonância com a Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em
Serviço Social – ABEPSS. A equipe é formada: Prof. Msc. Oscar Ferreira Barros, Prof. Msc. Ari de Sousa
Loureiro
As AÇÕES, as ATIVIDADES e CRONOGRAMA de
EXECUÇÃO para o alcance desta estratégia são as seguintes:
4.5.1 – AÇÃO: realizar a formação de um
grupo de estudo e trabalho com participação de docentes, discentes e técnicos
que
aprofunde as referências metodologia de ensino e avaliação
acadêmica do Serviço Social, assim como realizar seminários, cursos e oficinas,
viabilizando os resultados em uma nota técnica com as devidas recomendações
para reestruturação do Projeto Pedagógico e outras que sejam
pertinentes a consolidação da gestão da Faculdade de Serviço Social;
ATIVIDADE A: 01 (um) mini-curso de 40h sobre o eixo;
CRONOGRAMA: Junho de 2012;
ATIVIDADE B: 04 encontros de trabalho, com
carga horária de 20h para organização dos materiais organizativos da gestão acadêmica da FASS;
CRONOGRAMA: Fevereiro, Março, Abril e Maio
de 2012;
4.5.2 -AÇÃO – Desenvolver a produção de
textos organizativos e artigos para subsidiar a metodologia de ensino e
avaliação acadêmica do Serviço Social;
ATIVIDADE A: Produzir materiais que
subsidie a metodologia de ensino e
avaliação acadêmica para publicação de 01 (uma)
coletânea;
CRONOGRAMA: agosto de 2012 a maio de 2013;
4.5.3 – AÇÃO- Organizar a produção
acadêmica de docentes e discentes e técnicos do curso de Serviço Social na
Extensão, no Ensino e na Pesquisa referidas ao eixo
de trabalho;
ATIVIDADE A - sistematizar a produção acadêmico-científica
do corpo docente, discente e técnicos do curso de Serviço Social;
CRONOGRAMA – fevereiro de 2012 a junho de
2013.
ATIVIDADE A: realizar 01 Encontro
Acadêmico com os corpos docente e discente e técnicos para apresentar os
resultados do trabalho do eixo;
CRONOGRAMA: Outubro de 2013.
Resultados
Esperados
A realização das ações estratégicas vem
possibilitar reestruturação e consolidação do Projeto Pedagógico do Serviço
Social, na perspectiva de formar profissionais aptos a responder as demandas
sociais que traduzem diferentes formas de expressões na questão social, a partir do conhecimento e da
intervenção em processos e relações determinantes da realidade social.
Assim, para o alcance deste objetivo, os
resultados decorrentes das ações realizadas deverão ser os seguintes:
5.1 - Atualização dos conhecimentos do
corpo docente e técnicos da Faculdade de Serviço Social;
5.2 – Qualificação do corpo discente da
Faculdade de Serviço Social da UFPA;
5.3- Produção sistemática de material
didático-pedagógico pelos docentes da Faculdade de Serviço Social com vistas a
sua utilização em sala de aula;
5.4- Produção sistemática de artigos
acadêmicos de docentes, discentes e técnicos da Faculdade de Serviço Social com
vistas à melhoria dos processos de avaliação
institucional;
5.5- Formação de um modelo de gestão
acadêmica da Faculdade de Serviço Social com caráter democrático, mediante instrumentos que possibilite a participação de docentes,
discentes e técnicos;
5.6- Atualização dos conteúdos
programáticos das atividades curriculares do currículo;
5.7 - Fortalecimento dos
Programas/Projetos de Extensão pela via de reestruturação consolidação do
Projeto Pedagógico;
5.8– Articulação das linhas de pesquisa,
da graduação e da pós-graduação, com as temáticas demandadas;
5.9 – Qualificação da formação
profissional do discente de Serviço Social através da sua inserção em grupos de
estudo e pesquisa da graduação e pós-graduação, em
ações de extensão e em eventos, de forma a desenvolver nele postura e habilidades investigativas e interventivas;
5.10 – Fortalecimento da metodologia de
ensino e da avaliação acadêmica da Faculdade de Serviço Social;
5.11 - Possuir uma matriz pedagógica, em
nível metodológico, que atenda à diversidade sociocultural dos discentes vinculados à faculdade.
5.12 - Fortalecimento dos vínculos
interdisciplinares com as diversas unidades e subunidades da Universidade,
mediante os projetos pedagógicos de ensino, pesquisa e
extensão.
Infra-Estrutura
O Faculdade de Serviço Social dispõe de
espaços físicos destinados à graduação e pós-graduação. No andar térreo do Instituto
de Ciências Sociais Aplicadas concentra-se a graduação, que conta com 10 (dez)
salas, onde funcionam entre outros, a
Direção da Faculdade, a Coordenação de Prática e a Secretaria Administrativa e
a Secretaria Acadêmica.
No andar superior do Instituto de Ciências
Sociais Aplicadas estão localizadas 04 (quatro) salas onde funcionam a Pós-Graduação em Serviço Social.
Os equipamentos disponíveis hoje nos
espaços referidos constam de: 06 (seis) micro computadores, 04 (quatro)
impressoras e 03 (três) linhas telefônicas.
Também no andar superior estão localizadas
06 (seis) salas destinadas aos mais de programas/projetos de extensão e
pesquisa do curso de Serviço Social.
O curso conta ainda com o auditório do
Instituto de Ciências Sociais Aplicadas.
Profº Msc. Ari de Souza
Loureiro
Profº Drº. Carlos Alberto Batista Maciel
Profª Msc. Cristina Maria Arêda Oshai
Profª Drª. Eliza Maria Almeida
Vasconcelos
Prof°Drº.
Jean François Yves Deluchey
Profª Drª. Lilia Iêda Chaves
Cavalcante
Profº.Drº. Luciano Silva Gomes
Profª Drª Nadia Socorro F. Nascimento
Profa Drª. Olinda Rodrigues da Silva
Profº Msc. Oscar Ferreira Barros
Profº Drº. Reinaldo Nobre Pontes
Profª Drª Selma Suely Lopes Machado
Profª Drª Verônica do Couto Abreu
Técnicas:
Msc. Maria Leonice da Silva de Alencar
Msc. Maria Luiza Nobre Lamarão
Bolsistas:
Lidia Luany Palheta Souza
Naiara Farias Sardinha
Nilda Veiga Pereira
Valéria Torres Castro
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