Para que todos os interessados possam acompanhar o desenvolvimento curricular do Curso de Serviço Social da UFPA, divulgamos aqui o link para baixar a organização curricular por eixos.
Organização Curricular
sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012
segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012
Equipe do Projeto
Assistente Social (UFPa, 1984), é doutor em Sociologia pela Universidad Complutense de Madrid (2007), mestre em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1993), especialista em metodologia do Serviço Social (UFPa) e Crianças e adolescentes (PUC-SP). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Pará lotado no Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, atuando na Faculdade de Serviço Social e no Programa de Pós-Graduação em Serviço Social (mestrado). No período de 1986 a 2011 foi professor titular da Universidade da Amazônia dos cursos de Serviço Social e Ciências Sociais, Integrou o corpo docente do Programa de Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente Urbano; coordenou do Grupo de Pesquisa Observatório de Violências nas Escolas. Tem experiência profissional nas área de infância e adolescência, área de pesquisa dedica-se aos temas: Políticas de assistência socical, cidadania, violência nas escolas, desigualdade e pobreza. É autor de Mediação e Serviço Social (Cortez, 6a. ed.). Foi vice-presidente (Regional Norte) e presidente da ABEPSS entre 1996-1998.
Possui graduação em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1995), especialização em Serviço Social e Política Social pela Universidade de Brasilia (2002) e mestrado em Serviço Social, Política Social e Cidadania pela Universidade Federal do Pará (2004). É docente da Universidade Federal do Pará com atuação, principalmente, nos seguintes temas: Formação Profissional, Políticas Sociais, Direitos Humanos, Relações Sociais, Saúde das populações tradicionais.
Graduada em Serviço Social e Ciências Sociais pela Universidade Federal do Pará/UFPA; Especialista em Políticas Sociais e Movimentos Sociais pela UFPA; Mestra em Serviço Social pela UFPA. Concluiu o Doutorado em Serviço Social no Programa de Pós Graduação da Escola de Serviço Social/ESS da Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ em Dezembro de 2006; Concluiu o Pós Doutorado em Serviço Social pela Universidade Federal de Pernambuco/UFPE em 2011. É docente da Facudade de Serviço Social/FASS e do Porgrama de Pós-Graduação em Serviço Social/PPGSS da UFPA. Foi Vice-Diretora da Faculdade de Serviço Social/FASS do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas/ICSA/UFPA. Foi membro do Conselho Regional de Serviço Social/CRESS 1ª Região no ano de 1999 e Membro da Diretoria Regional da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social/ABEPSS, na gestão 2009/2010. Participa da Comissão de Revisão do Regimento Interno do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social/PPGSS desde junho de 2009. Atua como parecerista da Revista de Políticas Públicas da Universidade Federal do Maranhão/UFMA e é membro do Conselho Editorial da Revista Científica UNI da Unidade de Ensino Superior do Sul do Maranhão. Seus estudos concentram-se na área de desenvolvimento capitalista, Amazônia, grandes projetos mínero-metalúrgicos, "questão social", questão regional, trabalho, movimentos sociais, formação profissional e indicadores socioeconômicos.
Cientista Político. Líder do LADIS - Laboratório de Análise das Políticas Públicas de Segurança e Direitos Humanos. Professor adjunto da Universidade Federal do Pará (UFPA). Ele ensina na Faculdade de Serviço Social (FASS/ICSA) e no Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD-ICJ). Doutor em Ciências Políticas / Políticas Públicas pela Universidade da Sorbonne Nouvelle (Paris III - 2000). Foi Consultor da Secretaria de Estado de Governo do Estado do Pará (Brasil), com a missão de coordenar a Câmara da Política Setorial de Defesa Social entre 2007 e 2009. Foi também coordenador do "Diagnóstico da Segurança Pública no Estado do Pará", primeira pesquisa de vitimização realizada no Estado do Pará em 2005. Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em políticas públicas de segurança e metodologia de pesquisa. Na pesquisa, ele aborda principalmente os seguintes temas: políticas públicas, segurança, polícia, democracia, gestão governamental, Brasil e Estado do Pará.
É socióloga, graduada pela Universidade Federal do Pará (1979) e Mestre em Serviço Social pela Universidade Federal do Pará (2008). Atualmente coordena o Programa de Extensão Infância e Adolescência - PIA, da UFPA. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Infância, Adolescência e Família, atuando principalmente nos seguintes temas: trabalho infantil, trabalho doméstico,relações de poder, subalternidade e estigma, gênero, aspectos históricos da infância e adolescência em áreas Amazonicas.
Olinda Rodrigues
Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Federal do Pará (1993) , mestrado em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido pela Universidade Federal do Pará (1997) e doutorado em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006) . Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de Ciência Política , com ênfase em Estado e Governo. Atuando principalmente nos seguintes temas: Democratização da Amazônia, Gestão Pública, Orçame. 28/12/11
Possui Mestrado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro(PUC/RJ) e Doutorado em Ciências Sociais, com ênfase em Socilogia pela Universidade Federal do Pará. Atualmente é professora Associada da Universidade Federal do Pará da Faculdade de Serviço Social. Tem experiência na área de Defesa e Paz Social, atuando nas temáticas de Violência e Não Violência nos Processos Sociais, Segurança Pública, Ética e Educação para a não-violência, bem como, experiência em pesquisa quanti-qualitativa.
Lília Iêda Chaves Cavalcante é professora da Faculdade de Serviço Social da Universidade Federal do Pará. É credenciada como professora orientadora ao Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento, área de concentração da Ecoetologia. É Mestre em Serviço Social e Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento da Universidade Federal do Pará. Tem experiência de trabalho na área de Serviço Social e Psicologia, com ênfase na Psicologia do Desenvolvimento Humano. Em seu Curriculo Lattes os termos mais freqüentes são: Criança, Adolescente, Família, Escola, Direitos da Criança e do Adolescente, Criança Institucionalizada, Abrigo, Acolhimento Institucional e Adoção.
Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Pará, é especilaista em Envelhecimento e Saúde do Idoso (UEPA) e mestrado em Serviço Social pela Universidade Federal do Pará. Atualmente está cursando o doutorado em Ciências Sociais (UFPA) como aluna especial, é socióloga da Universidade Federal do Pará, coordenando o Programa de Extensão, ensino e pesquisa Universidade da Terceira Idade e os projetos de extensão Atualização cultural na Terceira Idade e A terceira Idade na Amazônia: arte e cultura, e membro pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre o Envelhecimento Humano na Amazônia, é membro da comissão executiva do fórum metropolitano da pessoa idosa,é docente da Faculdade Pan Amazônica, Faculdade da Amazônia e tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia, sociologia da educação, e da organização atuando principalmente nos seguintes temas: educação, extensão, politicas sociais, e envelhecimento humano.
Professor da Universidade Federal do Pará, Campus Universitário do Tocantins/Cametá. Mestre em Educação/UFPB (2007). Especialista em Educação, Cultura e Organização Social/UFPA (2005). Graduado em Pedagogia/UEPA (2003). É líder do Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Educação do Campo na Região Tocantina (GEPECART/UFPA) e pesquisador do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação do Campo na Amazônia-GEPERUAZ/UFPA. Coordena o Projeto de Extensão INTERFORI (PROEX/UFPA) atuando com a formação de lideranças populares nos Fóri de Educação do Campo, Agroecologia e Economia Solidária. É vice-coordenador da Pesquisa "Políticas de Formação, Currículo e Trabalho para a Juventude do Campo na Amazônia: construindo indicadores de qualidade para o Ensino Médio do Campo na Região Tocantina/Estado do Pará" (CNPQ/2011-2013). Integra a Coordenação do Fórum de Educação do Campo, das Águas e da Floresta da Região Tocantina/Pa-FECAF. Realiza pesquisas e formações de professores nas temáticas "Educação do Campo, Escolas Multisseriadas, EJA, Currículo e Planejamento, Didática, Organização do Trabalho Pedagógico, Pesquisa Educacional e Educação em Espaços Não-Escolares".
Lidia Luany Palheta Souza
Bolsista do Programa Integrado de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão - PROINT - 2012. Cursando o 7° semestre do curso de Serviço Social pela Universidade Federal do Pará
Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará (2011). Cursando Especialização em Neuropsicopedagogia pela Faculdade Integrada Brasil Amazônia. Bolsista do Programa Integrado de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão - PROINT - 2012. Cursando o 7° semestre do curso de Serviço Social pela Universidade Federal do Pará.
Nilda Veiga Pereira
Bolsista do Programa Integrado de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão - PROINT - 2012. Cursando o 7° semestre do curso de Serviço Social pela Universidade Federal do Pará.
Valéria Torres Castro
Bolsista do Programa Integrado de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão - PROINT - 2012. Cursando o 7° semestre do curso de Serviço Social pela Universidade Federal do Pará.
RELATÓRIO DA 1ª REUNIÃO PROINT
A reunião foi conduzida no sentido de apresentar os objetivos, estratégias e atividades do projeto à equipe técnica no sentido planejar as atividades do projeto.
No presente momento foram apresentadas as bolsistas do projeto juntamente com os bolsistas do projeto do PROINT/FAEC os quais juntamente com o professor Armando compareceram a reunião a fim de socializar as propostas para a reestruturação do seu projeto pedagógico com o intuito de correlacionar algumas atividades singulares entre os dois PROINT’s. Dentre essas atividades inclui-se a proposta de se fazer uso das tecnologias de informação no desenvolvimento das atividades pedagógicas do curso de economia.
Em seguida, o professor Ari ressaltou a importância do uso dessas tecnologias para a divulgação das ações estratégicas, apresentando o blog “Fortalecendo o Serviço Social da UFPA” criado com o intuito de divulgar os encaminhamentos e resultados do Projeto.
No segundo momento foi realizada a apresentação da estrutura do Projeto contemplando: justificativa, objetivos, resultados esperados, composição da equipe, orçamento, ações estratégicas, entre outros.
Entre outras considerações, o Prof° Ari discutiu sobre o Projeto Político Pedagógico do Curso não potencializar as atividades de extensão da Faculdade de Serviço Social, havendo a necessidade de uma intervenção na análise de como os discentes do curso estão vivenciado as atividades de extensão e como estas influenciam na formação profissional do aluno. Debateu ainda a importância de se repensar a questão da acessibilidade na universidade e informou que a PROEG está criando um centro para auxiliar os alunos com deficiência. Ressaltando a necessidade da faculdade se atualizar junto à lei n° 10.436, de 24 de abril de 2002, Art 4°, que prevê a inclusão da disciplina de LIBRAS no ensino superior. Falou ainda da metodologia de ensino e avaliação acadêmica, eixo que será coordenado pelo professor Oscar Barros.
Abordou a estratégia de ampliação e de fortalecimento da revisão do Projeto Pedagógico a partir de parcerias com os órgãos diretamente vinculados ao Serviço Social como: CRESS, SINASPA, ABEPSS entre outras organizações como SESPA, FUNPAPA, etc. Fazendo uma interlocução a fim de identificar como se desenvolve a prática do Assistente Social no mercado de trabalho, convidando alguns profissionais atuantes nessas instituições para que possam participar dos debates, além da representação estudantil através do CASS; foi comunicado que a Profª Ana Célia Bahia fará a consultoria do projeto. A prioridade neste ano é realizar a revisão do PPC e como proposta um encontro anual do Serviço Social na UFPA, e elaboração de artigos referentes ao projeto, O professor Ari ressaltou a necessidade de se criar uma gestão com ferramentas e modos de gerir para um planejamento de 4 anos.
Vale ressaltar quem em cada tópico de apresentação os professores puderam fazer suas considerações.
O professor Carlos Maciel entre outras colocações enfatizou que para interferir na questão das atividades de extensão, é necessário verificar o desenvolvimento dos projetos na faculdade, assim como deve-se entender a lógica das estruturas das diretrizes curriculares para poder debater os eixos do projeto, e a necessidade de se ter mais respeito na questão da metodologia de ensino e avaliação, tanto por parte dos docentes como dos discentes.
O Prof° Reinaldo Pontes enfatizou que o objetivo principal do Projeto seria, não somente, reestruturar o PPC, mas sobretudo, construir um novo PPC, que em consonância com as diretrizes curriculares nacionais, possam dar conta de uma formação profissional que de fato exerça uma função política dentro da sociedade.
O Prof° Jean sugeriu rever os eixos do Projeto e correlacioná-los os trabalhos feitos pelas comissões no ano de 2011 e reorganizar- se de acordo com as diretrizes curriculares. Propôs ainda mudanças na distribuição de algumas disciplinas por núcleo. E sugeriu criar disciplinas eletivas que estivessem em consonância aos projetos de pesquisas que estão sendo desenvolvidas.
A Profª Olinda propôs, que ao se discutir a reorganização do currículo, convidar os discentes para que possam expor suas opiniões referentes a efetividade das disciplinas.
A Profª Nádia sugeriu a participação da Profª Maria Joaquina Barata como consultora do Projeto, assim como encaminhar o projeto pedagógico para as professoras que irão fazer consultoria.
O Prof° Luciano ressaltou a importância de se chamar para o debate as escolas do Serviço Social presentes em Belém, a fim de discutir o que os currículos das mesmas contemplam na formação profissional dos futuros Assistentes Sociais.
A Profª Eliza Vasconcelos sugeriu que no mini-curso, de 30h, deverá ser apresentado os resultados do trabalho realizado nos eixos.
Após as considerações de toda a equipe alguns encaminhamentos foram realizados como a reorganização dos eixos que ficou definida da seguinte maneira:
Eixo 1: Reestruturação e consolidação dos fundamentos teóricos metodológicos da vida social
Prof° Carlos Maciel, Profª Verônica Couto, Prof° Jean François.
Eixo 2: Reestruturação e consolidação dos fundamentos da formação sócio-histórica da sociedade brasileira
Profª Eliza Vasconcelos, Profª Nádia Fialho, Profª Cristina Oshai.
Eixo3: Reestruturação e consolidação dos fundamentos do trabalho profissional
Profª Lilia Cavalcante, Prof° Reinaldo Pontes, Prof° Luciano Gomes, Profª Olinda Rodrigues, Profª Selma Machado.
Eixo 4: Reestruturação e consolidação da gestão acadêmica da Faculdade de Serviço Social
Prof° Ari Loureiro, Prof° Jean François, Técnicas Luiza Lamarão e Leonice Alencar.
Eixo 5: Reestruturação e consolidação da metodologia de ensino e avaliação acadêmica da faculdade de serviço social
Prof° Oscar Barros, Prof° Ari Loureiro.
Data das próximas reuniões por eixos:
Eixo 1: dia 9 de março pela manhã.
Eixo2: dia 13 de março pela manhã.
Eixo3: dia 8 de março pela manhã.
Eixo 4: dia 8 de março pela tarde.
Eixo 5: dia 7 de março pela manhã.
Assinar:
Postagens (Atom)