segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

RELATÓRIO DA 1ª REUNIÃO PROINT



No dia 02 de fevereiro de 2012, às 09:30 hs, aconteceu  a 1ª reunião de planejamento e estruturação do Projeto “Fortalecimento Acadêmico do Serviço Social: projeto pedagógico revisado e consolidado” da Faculdade de Serviço Social – FASS presidida pelo Prof.° Ari Loureiro, onde estiveram presentes os Professores Carlos Maciel, Cristina Oshai, Eliza Vasconcelos, Jean François, Luciano Gomes, Nádia Fialho, Olinda Rodrigues, Reinaldo Pontes, Selma Machado, Técnica Mª Luiza Lamarão, as Bolsistas do projeto Lidia Souza, Naiara Farias, Nilda Veiga e Valéria Torres, como convidados o Prof°. Armando Lírio, os bolsistas Igor Pessoa e Elvira Martins da Faculdade de Economia e a Profª Sandra Fonseca.
A reunião foi conduzida no sentido de apresentar os objetivos, estratégias e atividades do projeto à equipe técnica no sentido planejar as atividades do projeto.
A reunião iniciou-se com a apresentação da equipe técnica, seguida da apresentação, organização das estratégias e planejamento do projeto.
No presente momento foram apresentadas as bolsistas do projeto juntamente com os bolsistas do projeto do PROINT/FAEC os quais juntamente com o professor Armando compareceram a reunião a fim de socializar as propostas para a reestruturação do seu projeto pedagógico com o intuito de correlacionar algumas atividades singulares entre os dois PROINT’s. Dentre essas atividades inclui-se a proposta de se fazer uso das tecnologias de informação no desenvolvimento das atividades pedagógicas do curso de economia.
Em seguida, o professor Ari ressaltou a importância do uso dessas tecnologias para a divulgação das ações estratégicas, apresentando o blog “Fortalecendo o Serviço Social da UFPA” criado com o intuito de divulgar os encaminhamentos e resultados do Projeto.
No segundo momento foi realizada a apresentação da estrutura do Projeto contemplando: justificativa, objetivos, resultados esperados, composição da equipe, orçamento, ações estratégicas, entre outros.
Entre outras considerações, o Prof° Ari  discutiu sobre o Projeto Político Pedagógico do Curso não potencializar as atividades de extensão da Faculdade de Serviço Social, havendo a necessidade de uma intervenção na análise de como os discentes do curso estão vivenciado as atividades de extensão e como estas influenciam na formação profissional do aluno. Debateu ainda a importância de se repensar a questão da acessibilidade na universidade e informou que a PROEG está criando um centro para auxiliar os alunos com deficiência. Ressaltando a necessidade da faculdade se atualizar junto à lei n° 10.436, de 24 de abril de 2002, Art 4°, que prevê a inclusão da disciplina de LIBRAS no ensino superior. Falou ainda da metodologia de ensino e avaliação acadêmica, eixo que será coordenado pelo professor Oscar Barros.
Abordou a  estratégia de ampliação e de fortalecimento da revisão do Projeto Pedagógico a partir de parcerias com os órgãos diretamente vinculados ao Serviço Social como: CRESS, SINASPA, ABEPSS entre outras organizações como SESPA, FUNPAPA, etc. Fazendo uma interlocução a fim de identificar como se desenvolve a prática do Assistente Social no mercado de trabalho, convidando alguns profissionais atuantes nessas instituições para que possam participar dos debates, além da representação estudantil através do CASS; foi comunicado que a Profª Ana Célia Bahia fará a consultoria do projeto. A prioridade neste ano é realizar a revisão do PPC e como proposta um encontro anual do Serviço Social na UFPA, e elaboração de artigos referentes ao projeto, O professor Ari ressaltou a necessidade de se criar uma gestão com ferramentas e modos de gerir para um planejamento de 4 anos. 
Vale ressaltar quem em cada tópico de apresentação os professores puderam fazer suas considerações.
O professor Carlos Maciel entre outras colocações enfatizou que para interferir na questão das atividades de extensão, é necessário verificar o desenvolvimento dos projetos na faculdade, assim como deve-se entender  a lógica das estruturas das diretrizes curriculares para poder debater os eixos do projeto, e a necessidade de se ter mais respeito na questão da metodologia de ensino e avaliação, tanto por parte dos docentes como dos discentes.
O Prof° Reinaldo Pontes enfatizou que o objetivo principal do Projeto seria, não somente, reestruturar o PPC, mas sobretudo, construir um novo PPC, que em consonância com as diretrizes curriculares nacionais, possam dar conta de uma formação profissional que de fato exerça uma função política dentro da sociedade.
O Prof° Jean sugeriu rever os eixos do Projeto e correlacioná-los os trabalhos feitos pelas comissões no ano de 2011 e reorganizar- se de acordo com as diretrizes curriculares. Propôs ainda mudanças na distribuição de algumas disciplinas por núcleo. E sugeriu criar disciplinas eletivas que estivessem em consonância aos projetos de pesquisas que estão sendo desenvolvidas.
A Profª Olinda propôs, que ao se discutir a reorganização do currículo, convidar os discentes para que possam expor suas opiniões referentes a efetividade das disciplinas.
A Profª Nádia sugeriu a participação da Profª Maria Joaquina Barata como consultora do Projeto, assim como encaminhar o projeto pedagógico para as professoras que irão fazer consultoria.
O Prof° Luciano ressaltou a importância de se chamar para o debate as escolas do Serviço Social presentes em Belém, a fim de discutir o que os currículos das mesmas contemplam na formação profissional dos futuros Assistentes Sociais.
A Profª Eliza Vasconcelos sugeriu que no mini-curso, de 30h,  deverá ser apresentado os resultados do trabalho realizado nos eixos. 
Após as considerações de toda a equipe alguns encaminhamentos foram realizados como a reorganização dos eixos que ficou definida da seguinte maneira:

Eixo 1: Reestruturação e consolidação dos fundamentos teóricos metodológicos da vida social
Prof° Carlos Maciel, Profª Verônica Couto, Prof° Jean François.

Eixo 2: Reestruturação e consolidação dos fundamentos da formação sócio-histórica da sociedade brasileira
Profª Eliza Vasconcelos, Profª Nádia Fialho, Profª Cristina Oshai.

Eixo3: Reestruturação e consolidação dos fundamentos do trabalho profissional
Profª Lilia Cavalcante, Prof° Reinaldo Pontes, Prof° Luciano Gomes, Profª Olinda Rodrigues, Profª Selma Machado.

Eixo 4: Reestruturação e consolidação da gestão acadêmica da Faculdade de Serviço Social
Prof° Ari Loureiro, Prof° Jean François, Técnicas Luiza Lamarão e Leonice Alencar.

Eixo 5: Reestruturação e consolidação da metodologia de ensino e avaliação acadêmica da faculdade de serviço social
Prof° Oscar Barros, Prof° Ari Loureiro.      

Data das próximas reuniões por eixos:
Eixo 1: dia 9 de março pela manhã.
Eixo2: dia 13 de março pela manhã.
Eixo3: dia 8 de março pela manhã.
Eixo 4: dia 8 de março pela tarde.
Eixo 5: dia 7 de março pela manhã.



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